суббота, 14 апреля 2018 г.

Estratégias de negociação algorítmica pty ltd


Estratégias de negociação algorítmica pty ltd
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Por Michael Halls-Moore em 19 de abril de 2013.
Neste artigo, quero apresentar-lhe os métodos pelos quais eu próprio identifico estratégias de negociação algorítmicas rentáveis. Nosso objetivo hoje é entender em detalhes como encontrar, avaliar e selecionar esses sistemas. Vou explicar como as estratégias de identificação são tanto sobre preferências pessoais quanto sobre o desempenho da estratégia, como determinar o tipo e a quantidade de dados históricos para o teste, como avaliar de forma imparcial uma estratégia de negociação e, finalmente, como avançar para a fase de backtesting e implementação estratégica.
Identificando suas próprias preferências pessoais para negociação.
Para ser um comerciante bem sucedido - de forma discricionária ou algorítmica - é necessário fazer-se algumas perguntas honestas. O Trading oferece a você a capacidade de perder dinheiro em uma taxa alarmante, por isso é necessário "conhecer você mesmo" tanto quanto é necessário entender a estratégia escolhida.
Eu diria que a consideração mais importante na negociação é estar ciente de sua própria personalidade. O comércio e o comércio algorítmico em particular, requer um grau significativo de disciplina, paciência e desapego emocional. Como você está deixando um algoritmo executar sua negociação para você, é necessário ser resolvido para não interferir com a estratégia quando está sendo executado. Isso pode ser extremamente difícil, especialmente em períodos de redução prolongada. No entanto, muitas estratégias que mostraram ser altamente rentáveis ​​em um backtest podem ser arruinadas por uma simples interferência. Compreenda que se você deseja entrar no mundo da negociação algorítmica, você será testado emocionalmente e, para ser bem-sucedido, é necessário trabalhar com essas dificuldades!
A próxima consideração é uma das vezes. Você tem um emprego a tempo inteiro? Você trabalha a tempo parcial? Você trabalha em casa ou tem uma longa viagem diária? Essas perguntas ajudarão a determinar a freqüência da estratégia que você deve procurar. Para aqueles de você no emprego a tempo inteiro, uma estratégia de futuros intradiária pode não ser apropriada (pelo menos até que seja totalmente automatizada!). Suas restrições de tempo também ditarão a metodologia da estratégia. Se sua estratégia é freqüentemente negociada e dependente de feeds de notícias caras (como um terminal da Bloomberg), você terá claramente que ser realista sobre sua capacidade de executar com sucesso durante o escritório! Para aqueles de vocês com muito tempo, ou as habilidades para automatizar sua estratégia, você pode querer examinar uma estratégia mais técnica de negociação de alta freqüência (HFT).
Minha opinião é que é necessário realizar pesquisas contínuas sobre suas estratégias de negociação para manter um portfólio consistentemente lucrativo. Poucas estratégias permanecem "sob o radar" para sempre. Assim, uma parte importante do tempo atribuído à negociação será na realização de pesquisas em andamento. Pergunte a si mesmo se você está preparado para fazer isso, pois pode ser a diferença entre uma forte rentabilidade ou um declínio lento em relação a perdas.
Você também precisa considerar seu capital de negociação. O valor mínimo ideal geralmente aceito para uma estratégia quantitativa é de 50,000 USD (aproximadamente £ 35,000 para nós no Reino Unido). Se eu estivesse começando de novo, eu começaria com uma quantidade maior, provavelmente mais perto de 100,000 USD (aproximadamente £ 70,000). Isso ocorre porque os custos de transação podem ser extremamente caros para estratégias de média a alta freqüência e é necessário ter capital suficiente para absorvê-los em tempos de redução. Se você está considerando começar com menos de 10.000 USD, então você precisará se restringir a estratégias de baixa freqüência, negociando em um ou dois ativos, já que os custos de transação irão comer rapidamente em seus retornos. Interactive Brokers, que é um dos corretores mais amigáveis ​​para aqueles com habilidades de programação, devido à sua API, tem uma conta de varejo mínima de 10.000 USD.
A habilidade de programação é um fator importante na criação de uma estratégia de negociação algorítmica automatizada. Estar bem informado em uma linguagem de programação como C ++, Java, C #, Python ou R permitirá que você crie o sistema de armazenamento de dados, o sistema de backtest e o sistema de execução de ponta a ponta. Isso tem uma série de vantagens, cujo chefe é a capacidade de estar completamente atento a todos os aspectos da infra-estrutura comercial. Também permite que você explore as estratégias de freqüência mais alta, pois você terá o controle total da sua "pilha de tecnologia". Embora isso signifique que você possa testar seu próprio software e eliminar erros, também significa mais tempo gasto na codificação de infra-estrutura e menos na implementação de estratégias, pelo menos na parte anterior da sua carreira de trading. Você pode achar que você está confortável negociando no Excel ou MATLAB e pode terceirizar o desenvolvimento de outros componentes. Eu não recomendaria isso no entanto, especialmente para aqueles que negociavam em alta freqüência.
Você precisa se perguntar o que você espera alcançar por meio de negociação algorítmica. Você está interessado em um rendimento regular, pelo qual você espera obter lucros de sua conta de negociação? Ou, você está interessado em um ganho de capital a longo prazo e pode se negociar sem a necessidade de retirar fundos? A dependência de renda determinará a freqüência de sua estratégia. As retiradas de renda mais regulares exigirão uma estratégia de negociação de maior freqüência com menor volatilidade (ou seja, uma proporção Sharpe mais alta). Os comerciantes de longo prazo podem pagar uma frequência comercial mais tranquila.
Finalmente, não se ilude com a noção de tornar-se extremamente rico num curto espaço de tempo! O comércio de Algo não é um esquema rápido e rápido - se alguma coisa pode ser um esquema rápido e rápido. É preciso disciplina, pesquisa, diligência e paciência importantes para serem bem-sucedidos no comércio algorítmico. Pode levar meses, senão anos, gerar rentabilidade consistente.
Sourcing Algorithmic Trading Ideas.
Apesar das percepções comuns em contrário, é realmente bastante direto localizar estratégias de negociação rentáveis ​​no domínio público. Nunca as idéias comerciais estão mais disponíveis do que hoje. Revistas de finanças acadêmicas, servidores de pré-impressão, blogs comerciais, fóruns de negociação, revistas comerciais semanais e textos especializados fornecem milhares de estratégias de negociação com as quais basear suas idéias.
Nosso objetivo como pesquisadores quantitativos de negócios é estabelecer um pipeline estratégico que nos forneça um fluxo de idéias comerciais em andamento. Idealmente, queremos criar uma abordagem metódica para sourcing, avaliação e implementação de estratégias que encontramos. Os objetivos do pipeline são gerar uma quantidade consistente de novas idéias e fornecer-nos uma estrutura para rejeitar a maioria dessas idéias com o mínimo de consideração emocional.
Devemos ser extremamente cuidadosos para não permitir influências cognitivas na nossa metodologia de tomada de decisão. Isso pode ser tão simples como ter uma preferência por uma classe de ativos sobre outra (o ouro e outros metais preciosos vêm à mente) porque são percebidos como mais exóticos. Nosso objetivo sempre deve ser encontrar estratégias consistentemente lucrativas, com expectativas positivas. A escolha da classe de ativos deve basear-se em outras considerações, como restrições de capital de negociação, taxas de corretagem e capacidades de alavancagem.
Se você não está completamente familiarizado com o conceito de estratégia comercial, então o primeiro lugar a procurar é com os livros didáticos estabelecidos. Os textos clássicos fornecem uma ampla gama de idéias mais simples e diretas, para se familiarizarem com a negociação quantitativa. Aqui está uma seleção que eu recomendo para aqueles que são novos para negociação quantitativa, que gradualmente se tornam mais sofisticados enquanto você trabalha através da lista:
Para uma lista mais longa de livros de negociação quantitativos, visite a lista de leitura QuantStart.
O próximo lugar para encontrar estratégias mais sofisticadas é com fóruns de negociação e blogs comerciais. No entanto, uma nota de cautela: muitos blogs comerciais dependem do conceito de análise técnica. A análise técnica envolve a utilização de indicadores básicos e psicologia comportamental para determinar tendências ou padrões de reversão nos preços dos ativos.
Apesar de ser extremamente popular no espaço comercial geral, a análise técnica é considerada um pouco ineficaz na comunidade de finanças quantitativas. Alguns sugeriram que não é melhor que ler um horóscopo ou estudar folhas de chá em termos de seu poder preditivo! Na realidade, existem indivíduos bem-sucedidos que utilizam análises técnicas. No entanto, como quants com uma caixa de ferramentas matemática e estatística mais sofisticada à nossa disposição, podemos facilmente avaliar a eficácia de tais estratégias "baseadas em TA" e tomar decisões baseadas em dados, em vez de basear nossas em considerações ou preconceitos emocionais.
Aqui está uma lista de bem-respeitados blogs e fóruns de negociação algorítmica:
Depois de ter tido alguma experiência na avaliação de estratégias mais simples, é hora de olhar para as ofertas acadêmicas mais sofisticadas. Algumas revistas acadêmicas serão de difícil acesso, sem inscrições elevadas ou custos pontuais. Se você é um membro ou ex-aluno de uma universidade, você poderá obter acesso a algumas dessas revistas financeiras. Caso contrário, você pode olhar para os servidores de pré-impressão, que são repositórios de internet de rascunhos finais de documentos acadêmicos que estão sendo submetidos a revisão pelos pares. Uma vez que estamos apenas interessados ​​em estratégias que possamos replicar com sucesso, fazer backtest e obter rentabilidade, uma revisão por pares é de menor importância para nós.
A principal desvantagem das estratégias acadêmicas é que muitas vezes podem estar desatualizadas, exigir dados históricos obscuros e dispendiosos, negociar classes de ativos ilíquidas ou não influenciar taxas, derrapagens ou propagação. Também não está claro se a estratégia de negociação deve ser realizada com ordens de mercado, ordens limitadas ou se contém perdas de parada, etc. Portanto, é absolutamente essencial replicar a estratégia o melhor que puder, fazer o backtest e adicionar uma transação realista custos que incluem tantos aspectos das classes de ativos que você deseja negociar.
Aqui está uma lista dos servidores de pré-impressão mais populares e revistas financeiras das quais você pode criar ideias:
E sobre como formar suas próprias estratégias quantitativas? Isso geralmente requer (mas não está limitado a) conhecimento em uma ou mais das seguintes categorias:
Microestrutura de mercado - Para estratégias de freqüência mais altas em particular, pode-se usar a microestrutura do mercado, ou seja, a compreensão da dinâmica do livro de pedidos, a fim de gerar rentabilidade. Diferentes mercados terão várias limitações tecnológicas, regulamentos, participantes do mercado e restrições que estão abertas à exploração através de estratégias específicas. Esta é uma área muito sofisticada e os profissionais de varejo terão dificuldade em ser competitivos neste espaço, particularmente porque a competição inclui fundos de hedge quantitativos grandes e bem capitalizados com fortes capacidades tecnológicas. Estrutura do fundo - Os fundos de investimento em conjunto, como fundos de pensão, parcerias de investimento privado (hedge funds), consultores de negociação de commodities e fundos de investimento, são limitados por uma forte regulamentação e suas grandes reservas de capital. Assim, certos comportamentos consistentes podem ser explorados com aqueles que são mais ágeis. Por exemplo, grandes fundos estão sujeitos a restrições de capacidade devido ao seu tamanho. Assim, se eles precisam rapidamente descarregar (vender) uma quantidade de valores mobiliários, eles terão que diminuí-lo para evitar "mover o mercado". Algoritmos sofisticados podem tirar proveito disso, e outras idiossincrasias, em um processo geral conhecido como arbitragem de estrutura de fundos. Aprendizado de máquinas / inteligência artificial - Os algoritmos de aprendizagem de máquinas tornaram-se mais prevalentes nos últimos anos nos mercados financeiros. Os classificadores (como Naive-Bayes, et al.) Correspondentes de função não-linear (redes neurais) e rotinas de otimização (algoritmos genéticos) foram todos usados ​​para prever caminhos de ativos ou otimizar estratégias de negociação. Se você tem um histórico nesta área, você pode ter alguma visão sobre como determinados algoritmos podem ser aplicados a certos mercados.
Há, é claro, muitas outras áreas para investigar quants. Vamos discutir como apresentar estratégias personalizadas em detalhes em um artigo posterior.
Ao continuar monitorando essas fontes em uma base semanal, ou mesmo diária, você está se preparando para receber uma lista consistente de estratégias de uma variedade diversificada de fontes. O próximo passo é determinar como rejeitar um grande subconjunto dessas estratégias, a fim de minimizar o desperdício de seu tempo e os recursos de backtesting em estratégias que provavelmente não serão lucrativas.
Avaliando Estratégias de Negociação.
A primeira consideração, e indiscutivelmente mais óbvia, é se você realmente entende a estratégia. Você poderia explicar a estratégia de forma concisa ou exigir uma série de advertências e listas de parâmetros infinitas? Além disso, a estratégia tem uma base boa e sólida na realidade? Por exemplo, você poderia apontar alguma lógica comportamental ou restrição da estrutura do fundo que possa estar causando o (s) padrão (s) que você está tentando explorar? Esta restrição suportaria uma mudança de regime, como uma dramática perturbação do ambiente regulatório? A estratégia depende de regras estatísticas ou matemáticas complexas? Aplica-se a qualquer série de tempo financeiro ou é específico para a classe de ativos em que se afirma ser lucrativo? Você deve constantemente pensar nesses fatores ao avaliar novos métodos comerciais, caso contrário você pode desperdiçar uma quantidade significativa de tempo tentando fazer backtest e otimizar estratégias não lucrativas.
Uma vez que você tenha determinado que você entende os princípios básicos da estratégia, você precisa decidir se ele se encaixa com o seu perfil de personalidade acima mencionado. Esta não é uma consideração tão vaga quanto parece! As estratégias diferirão substancialmente em suas características de desempenho. Existem certos tipos de personalidade que podem lidar com períodos mais significativos de redução ou estão dispostos a aceitar um maior risco de retorno maior. Apesar do fato de que nós, como quants, tentamos eliminar todo o viés cognitivo possível e devemos avaliar uma estratégia de forma imparcial, os preconceitos sempre entrarão. Por isso, precisamos de um meio consistente e sem emoção para avaliar o desempenho das estratégias . Aqui está a lista de critérios que eu julgo uma nova estratégia potencial por:
Metodologia - O impulso da estratégia está baseado, o retorno médio, o mercado neutro, direcional? A estratégia baseia-se em técnicas de aprendizado estatístico ou de máquinas complexas (ou complexas) que são difíceis de entender e exigem um doutorado em estatísticas para entender? Essas técnicas introduzem uma quantidade significativa de parâmetros, o que pode levar a um viés de otimização? A estratégia é susceptível de suportar uma mudança de regime (ou seja, uma nova regulamentação potencial dos mercados financeiros)? Sharpe Ratio - O índice de Sharpe caracteriza heuristicamente o índice de recompensa / risco da estratégia. Quantifica quanto retorno você consegue para o nível de volatilidade sofrido pela curva patrimonial. Naturalmente, precisamos determinar o período e a frequência em que esses retornos e volatilidade (ou seja, o desvio padrão) são medidos. Uma estratégia de freqüência mais alta exigirá maior taxa de amostragem do desvio padrão, mas um período de tempo geral mais curto, por exemplo. Alavancagem - A estratégia exige alavancagem significativa para ser lucrativa? A estratégia exige o uso de contratos de derivativos alavancados (futuros, opções, swaps) para fazer um retorno? Estes contratos alavancados podem ter uma forte volatilidade e, portanto, podem facilmente levar a chamadas de margem. Você tem o capital comercial e o temperamento para essa volatilidade? Frequência - A frequência da estratégia está intimamente ligada à sua pilha de tecnologia (e, portanto, à experiência tecnológica), ao índice Sharpe e ao nível geral dos custos de transação. Todas as outras questões consideradas, as estratégias de maior freqüência requerem mais capital, são mais sofisticadas e difíceis de implementar. No entanto, assumindo que seu mecanismo de teste de backtest é sofisticado e livre de erros, eles geralmente terão taxas Sharpe muito maiores. Volatilidade - A volatilidade está fortemente relacionada ao "risco" da estratégia. A relação Sharpe caracteriza isso. A maior volatilidade das classes de ativos subjacentes, se não coberta, muitas vezes leva a uma maior volatilidade na curva patrimonial e, portanto, menores índices de Sharpe. Naturalmente, suponho que a volatilidade positiva seja aproximadamente igual à volatilidade negativa. Algumas estratégias podem ter maior volatilidade negativa. Você precisa estar ciente desses atributos. Ganhe / Perda, Lucro / Perda Médio - As estratégias serão diferentes nas suas ganhos / perdas e características médias de lucro / perda. Pode-se ter uma estratégia muito lucrativa, mesmo que o número de negócios perdidos exceda o número de negociações vencedoras. As estratégias de impulso tendem a ter esse padrão, pois dependem de um pequeno número de "grandes sucessos" para serem lucrativos. As estratégias de reversão média tendem a ter perfis opostos onde mais dos negócios são "vencedores", mas os negócios perdidos podem ser bastante graves. Drawdown máximo - A redução máxima é a maior queda percentual global na curva de equidade da estratégia. As estratégias de Momentum são bem conhecidas por sofrerem períodos de redução prolongada (devido a uma série de muitos negócios perdidos incrementais). Muitos comerciantes vão desistir em períodos de redução prolongada, mesmo que os testes históricos sugeriram que este é "business as usual" para a estratégia. Você precisará determinar qual porcentagem de redução (e em que período de tempo) você pode aceitar antes de deixar de negociar sua estratégia. Esta é uma decisão altamente pessoal e, portanto, deve ser considerada com cuidado. Capacidade / liquidez - No nível de varejo, a menos que você esteja negociando em um instrumento altamente ilíquido (como um estoque de pequena capital), você não terá que se preocupar muito com a capacidade da estratégia. A capacidade determina a escalabilidade da estratégia para aumentar o capital. Muitos dos maiores hedge funds sofrem de importantes problemas de capacidade à medida que suas estratégias aumentam em alocação de capital. Parâmetros - Certas estratégias (especialmente aquelas encontradas na comunidade de aprendizagem de máquinas) requerem uma grande quantidade de parâmetros. Todo parâmetro adicional que uma estratégia exige deixa-o mais vulnerável ao viés de otimização (também conhecido como "ajuste de curva"). Você deve tentar segmentar estratégias com o menor número possível de parâmetros ou garantir que você tenha quantidades suficientes de dados para testar suas estratégias. Benchmark - Quase todas as estratégias (a menos que sejam caracterizadas como "retorno absoluto") são medidas em relação a um benchmark de desempenho. O benchmark geralmente é um índice que caracteriza uma grande amostra da classe de ativos subjacentes em que a estratégia negocia. Se a estratégia negociar ações americanas de grande capitalização, o S & P500 seria uma referência natural para medir sua estratégia. Você ouvirá os termos "alfa" e "beta", aplicado a estratégias deste tipo. Vamos discutir esses coeficientes em profundidade em artigos posteriores.
Observe que não discutimos os retornos reais da estratégia. Por que é isso? De forma isolada, os retornos realmente nos fornecem informações limitadas sobre a eficácia da estratégia. Eles não lhe dão uma visão de alavancagem, volatilidade, benchmarks ou requisitos de capital. Assim, as estratégias raramente são avaliadas apenas em seus retornos. Considere sempre os atributos de risco de uma estratégia antes de analisar os retornos.
Nesta fase, muitas das estratégias encontradas em seu pipeline serão rejeitadas, uma vez que não atenderão aos requisitos de capital, alavancar restrições, tolerar a tolerância máxima ou preferências de volatilidade. As estratégias que permanecem podem agora ser consideradas para testes anteriores. No entanto, antes disso é possível, é necessário considerar um critério de rejeição final - o dos dados históricos disponíveis para testar essas estratégias.
Obtenção de dados históricos.
Hoje em dia, a amplitude dos requisitos técnicos em todas as classes de ativos para o armazenamento histórico de dados é substancial. Para se manter competitivo, tanto o lado da compra (fundos) como os de venda (bancos de investimento) investem fortemente em sua infraestrutura técnica. É imperativo considerar sua importância. Em particular, estamos interessados ​​em requisitos de tempo, precisão e armazenamento. Agora vou descrever os conceitos básicos de obtenção de dados históricos e como armazená-lo. Infelizmente, este é um tópico muito profundo e técnico, então não poderei dizer tudo neste artigo. No entanto, vou escrever muito mais sobre isso no futuro, já que minha experiência na indústria anterior no setor financeiro estava principalmente preocupada com aquisição, armazenamento e acesso de dados financeiros.
Na seção anterior, estabelecemos um pipeline de estratégia que nos permitiu rejeitar certas estratégias com base em nossos próprios critérios de rejeição pessoal. Nesta seção, vamos filtrar mais estratégias com base em nossas próprias preferências para obter dados históricos. As principais considerações (especialmente no nível do profissional varejista) são os custos dos dados, dos requisitos de armazenamento e do seu nível de experiência técnica. Também precisamos discutir os diferentes tipos de dados disponíveis e as diferentes considerações que cada tipo de dados nos impõe.
Vamos começar discutindo os tipos de dados disponíveis e os principais problemas sobre os quais devemos pensar:
Dados fundamentais - Isso inclui dados sobre tendências macroeconômicas, como taxas de juros, índices de inflação, ações corporativas (dividendos, estoque-divisões), registros da SEC, contas corporativas, números de ganhos, relatórios de culturas, dados meteorológicos etc. Esses dados são freqüentemente usados ​​para valorizar as empresas ou outros ativos em uma base fundamental, ou seja, por meio de alguns fluxos de caixa futuros esperados. Não inclui séries de preços de ações. Alguns dados fundamentais estão disponíveis gratuitamente nos sites do governo. Outros dados fundamentais históricos de longo prazo podem ser extremamente caros. Os requisitos de armazenamento geralmente não são particularmente grandes, a menos que milhares de empresas estejam sendo estudadas de uma só vez. Dados de notícias - Os dados de notícias são geralmente de natureza qualitativa. Consiste em artigos, postagens de blog, postagens de microblog ("tweets") e editoriais. As técnicas de aprendizagem de máquinas, como os classificadores, costumam ser usadas para interpretar o sentimento. Esses dados também são freqüentemente disponíveis gratuitamente ou baratos, por meio da assinatura de meios de comunicação. Os bancos de dados de armazenamento de documentos "NoSQL" mais novos foram projetados para armazenar esse tipo de dados qualitativos não estruturados. Dados do preço do recurso - Este é o domínio de dados tradicional do quant. Consiste em séries temporais de preços dos ativos. As ações (ações), produtos de renda fixa (títulos), commodities e preços de câmbio se enquadram nesta classe. Os dados históricos diários são geralmente simples de obter para as classes de ativos mais simples, como ações. No entanto, uma vez que a precisão e a limpeza estão incluídas e os preconceitos estatísticos removidos, os dados podem se tornar caros. Além disso, os dados das séries temporais geralmente possuem requisitos de armazenamento significativos, especialmente quando os dados intradiários são considerados. Instrumentos Financeiros - Ações, títulos, futuros e opções derivadas mais exóticas possuem características e parâmetros muito diferentes. Assim, não existe uma estrutura de banco de dados "tamanho único" que possa acomodá-los. Deve ser dado um cuidado significativo à concepção e implementação de estruturas de banco de dados para vários instrumentos financeiros. Vamos discutir a situação ao longo de quando chegamos a construir um banco de dados mestre de valores mobiliários em futuros artigos. Frequência - Quanto maior a frequência dos dados, maiores são os custos e os requisitos de armazenamento. Para estratégias de baixa frequência, os dados diários são frequentemente suficientes. Para estratégias de alta freqüência, pode ser necessário obter dados de nível de tiquetaque e até mesmo cópias históricas de determinados dados de cadastro de trocas comerciais. A implementação de um mecanismo de armazenamento para esse tipo de dados é muito tecnicamente intensiva e só é adequada para aqueles que possuem uma sólida base de programação / técnica. Pontos de referência - As estratégias descritas acima serão muitas vezes comparadas a uma referência. Isso geralmente se manifesta como uma série de tempo financeiro adicional. Para as ações, isso geralmente é um benchmark de estoque nacional, como o índice S & P500 (US) ou FTSE100 (Reino Unido). Para um fundo de renda fixa, é útil comparar-se com uma cesta de títulos ou produtos de renda fixa. A "taxa livre de risco" (ou seja, a taxa de juros apropriada) também é outra referência amplamente aceita. Todas as categorias de classe de ativos possuem um benchmark favorecido, por isso será necessário pesquisar isso com base em sua estratégia específica, se desejar ganhar interesse em sua estratégia externamente. Tecnologia - As pilhas de tecnologia por trás de um centro de armazenamento de dados financeiros são complexas. Este artigo apenas pode arranhar a superfície sobre o que está envolvido na construção de um. No entanto, ele se centra em torno de um mecanismo de banco de dados, como um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (RDBMS), como MySQL, SQL Server, Oracle ou um Document Storage Engine (ou seja, "NoSQL"). Isso é acessado através do código de aplicativo "lógica comercial" que consulta o banco de dados e fornece acesso a ferramentas externas, como MATLAB, R ou Excel. Muitas vezes, esta lógica de negócios está escrita em C ++, C #, Java ou Python. Você também precisará hospedar esses dados em algum lugar, seja em seu próprio computador pessoal, seja remotamente através de servidores de internet. Produtos como o Amazon Web Services tornaram isso mais simples e barato nos últimos anos, mas ainda exigirá conhecimentos técnicos significativos para alcançar de forma robusta.
Como pode ser visto, uma vez que uma estratégia tenha sido identificada através do pipeline, será necessário avaliar a disponibilidade, os custos, a complexidade e os detalhes de implementação de um determinado conjunto de dados históricos. Você pode achar que é necessário rejeitar uma estratégia baseada unicamente em considerações de dados históricos. Esta é uma grande área e equipes de doutorados trabalham em grandes fundos garantindo que os preços sejam precisos e oportunos. Não subestime as dificuldades de criar um centro de dados robusto para os seus efeitos de backtesting!
Eu quero dizer, no entanto, que muitas plataformas de backtesting podem fornecer esses dados para você automaticamente - a um custo. Assim, demorará muito da dor de implementação para você, e você pode se concentrar exclusivamente na implementação e otimização da estratégia. Ferramentas como a TradeStation possuem essa capacidade. No entanto, minha visão pessoal é implementar o máximo possível internamente e evitar a terceirização de partes da pilha para fornecedores de software. Eu prefiro estratégias de freqüência mais altas devido aos seus índices de Sharpe mais atraentes, mas muitas vezes estão fortemente acoplados à pilha de tecnologia, onde a otimização avançada é crítica.
Agora que discutimos os problemas relacionados aos dados históricos, é hora de começar a implementar nossas estratégias em um mecanismo de teste. Este será o assunto de outros artigos, pois é uma área de discussão igualmente grande!
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Estratégias de negociação algorítmica, paradigmas e idéias de modelagem.
"Os olhares podem enganar", disse uma pessoa sábia. A frase é válida para estratégias de negociação algorítmica. O termo estratégias de negociação algorítmica pode parecer muito sofisticado ou muito complicado. No entanto, o conceito é muito simples de entender, uma vez que o básico é claro. Neste artigo, vou contar-lhe sobre estratégias de negociação algorítmica com alguns exemplos interessantes.
Se você olhar para o exterior, um algoritmo é apenas um conjunto de instruções ou regras. Esses conjuntos de regras são então utilizados em uma bolsa de valores para automatizar a execução de pedidos sem intervenção humana. Esse conceito é chamado de Algorithmic Trading.
Deixe-me começar com uma estratégia de negociação muito simples. Aqueles que já estão em negociação saberiam sobre S. M.A e para aqueles que não; S. M.A é uma média móvel simples. S. M.A pode ser calculado usando qualquer número de dias predefinido e fixo. Uma estratégia de negociação algorítmica baseada em S. M.A pode ser simplificada nestas quatro etapas simples:
Calcular 5 dias SMA Calcular 20 dias SMA Tome uma posição longa quando o SMA de 5 dias é maior ou igual a SMA de 20 dias. Tome uma posição curta quando o SMA de 5 dias é menor do que SMA de 20 dias.
Referimo-nos a esta estratégia de negociação algorítmica como Estratégia de Crossover de Mudança Média. Este foi apenas um exemplo simples. Agora, não consiga pensar que tudo vai ser uma cama de rosas. Mesmo que fosse, então esteja preparado para os espinhos. No comércio diário, algoritmos de negociação muito mais complexos são usados ​​para gerar estratégias de negociação algorítmicas.
Todas as estratégias de negociação algorítmicas que estão sendo usadas hoje podem ser classificadas de forma ampla nas seguintes categorias:
Momentum / Tendência Seguindo Arbitragem Arbitragem Estatística Market Making.
Deixe-me entrar em algum detalhe.
Estratégias baseadas em Momentum.
Supondo que haja uma tendência particular no mercado. Como um comerciante algo, você está seguindo essa tendência. Além de nossa suposição, os mercados estão dentro da semana. Agora, você pode usar estatísticas para determinar se essa tendência vai continuar. Ou se vai mudar nas próximas semanas. Conseqüentemente, você fará seu próximo passo. Você baseou sua estratégia de negociação algorítmica nas tendências de mercado que você determinou usando estatísticas.
Esse método de seguir as tendências é chamado de estratégia baseada em Momentum.
Existem inúmeras maneiras de implementar esta estratégia de negociação algorítmica e discuti isso detalhadamente em um dos nossos artigos anteriores, intitulado "Metodologia de Quantificação de Notícias para Negociação Automatizada"
Se assumirmos que uma farmácia deve ser comprada por outra empresa, então o preço das ações da nossa empresa poderia subir. Isso é desencadeado pela aquisição, que é um evento corporativo. Se você planeja investir com base nas ineficiências de preços que podem acontecer durante um evento corporativo (antes ou depois), você está usando uma estratégia baseada em eventos. Falência, aquisição, fusão, spin-off etc. pode ser o evento que impulsiona esse tipo de estratégia de investimento.
Essas estratégias podem ser neutras no mercado e usadas amplamente pelos hedge funds e proprietários.
Arbitragem estatística.
Quando uma oportunidade de arbitragem surgir por causa do misquoting nos preços, pode ser muito vantajosa para a estratégia de negociação algo. Embora tais oportunidades existam por um período muito curto, pois os preços no mercado são ajustados rapidamente. E é por isso que este é o melhor uso de estratégias de negociação algorítmicas, uma vez que uma máquina automatizada pode acompanhar essas mudanças instantaneamente.
Por exemplo, se o preço da Apple cai abaixo de US $ 1, a Microsoft cairá em US $ 0,5, mas a Microsoft não caiu, então você irá vender a Microsoft para obter lucro. Você pode ler sobre os equívocos comuns que as pessoas têm sobre Arbitragem Estatística aqui.
Making Market.
Para entender o mercado, deixe-me falar sobre os Market Makers.
De acordo com a Wikipedia:
Um fabricante de mercado ou um provedor de liquidez é uma empresa ou um indivíduo que cita tanto um preço de compra quanto um preço de venda em um instrumento financeiro ou mercadoria mantido em inventário, na esperança de obter lucros no spread de oferta ou oferta.
A criação de mercado proporciona liquidez a valores mobiliários que não são comercializados com freqüência na bolsa de valores. O fabricante de mercado pode aumentar a equação da oferta e oferta de valores mobiliários. Deixe-me lhe dar um exemplo:
Vamos assumir que você tem Martin, um fabricante de mercado, que compra para Rs. 500 do mercado e vendê-lo em 505. Ele lhe dará uma cotação de ofertas de Rs. 505-500. O lucro de Rs. 5 não podem ser vendidos ou trocados por dinheiro sem perda substancial de valor. Quando Martin assume um risco maior, então o lucro também é maior.
Eu encontrei o livro de Michael Lewis 'Flash Boys' no Indian Bull Market bastante interessante e fala sobre liquidez, mercado e HFT em grande detalhe. Verifique isso depois de terminar de ler este artigo.
Uma vez que você precisará ser analítico e quantitativo ao entrar ou atualizar para negociação algorítmica é imprescindível aprender programação (alguns, se não todos) e criar sistemas infalíveis e executar a estratégia de negociação algorítmica correta. Ler este artigo sobre Automated Trading with Interactive Brokers usando Python será muito benéfico para você. Você pode ler o artigo aqui.
Paradigmas & amp; Idéias de modelagem.
Agora que eu o introduzi em estratégias de negociação algorítmicas, vou lançar luz sobre os paradigmas de estratégia e as idéias de modelagem pertencentes a cada estratégia.
Market Making Arbitrage Estatístico Momentum Machine Learning Based.
Making Market.
Como eu mencionei anteriormente, o principal objetivo do mercado é infundir liquidez em valores mobiliários que não são negociados em bolsas de valores. Para medir a liquidez, levamos em consideração o spread e os volumes de negociação entre licitações.
Os algoritmos de negociação tendem a lucrar com o spread bid-ask. Eu vou me referir ao nosso amigo, Martin, novamente nesta seção. Martin é um fabricante de mercado é um provedor de liquidez que pode citar tanto em comprar e vender lado em um instrumento financeiro com a esperança de lucrar com o spread oferta-oferta. Martin aceita o risco de segurar os valores mobiliários para os quais ele citou o preço e, uma vez que o pedido é recebido, ele normalmente venderá imediatamente de seu próprio inventário. Ele pode procurar uma oferta de compensação em segundos e vice-versa.
Quando se trata de títulos ilíquidos, os spreads são geralmente mais altos e também os lucros. Martin assumirá um risco maior neste caso. Vários segmentos no mercado carecem de interesse do investidor por falta de liquidez, pois não conseguem obter saída de vários estoques de pequena e média capital em qualquer momento.
Fabricantes de mercado como Martin são úteis porque estão sempre prontos para comprar e vender ao preço indicado. Na verdade, grande parte do comércio de alta freqüência (HFT) é a comercialização passiva de mercado. As estratégias estão presentes em ambos os lados do mercado (muitas vezes simultaneamente) competindo entre si para fornecer liquidez para aqueles que precisam.
Então, quando esta estratégia é mais lucrativa?
Esta estratégia é rentável desde que o modelo preveja com precisão as futuras variações de preços.
Modelando idéias com base neste Paradigma.
O spread e o volume comercial de oferta e solicitação podem ser modelados juntos para obter a curva de custo de liquidez que é a taxa paga pelo comprador de liquidez. Se o comprador de liquidez apenas executa ordens na melhor oferta e peça, a taxa será igual à oferta solicita espalhar o volume. Quando os comerciantes vão além da melhor oferta e pedem mais volume, a taxa também se torna uma função do volume.
O volume comercial é difícil de modelar, pois depende da estratégia de execução dos compradores de liquidez. O objetivo deve ser encontrar um modelo para volumes comerciais consistente com a dinâmica dos preços. Os modelos de fabricação de mercado geralmente são baseados em um dos dois:
O primeiro centra-se no risco de inventário. O modelo baseia-se na posição de estoque preferencial e nos preços com base no apetite de risco. O segundo é baseado em seleção adversa que distingue entre comércio informado e ruído. Os negócios de ruído não possuem qualquer visão no mercado, enquanto os negócios informados fazem. Quando a visão do comprador de liquidez é de curto prazo, seu objetivo é fazer lucro a curto prazo utilizando a vantagem estatística. No caso da visão de longo prazo, o objetivo é minimizar o custo da transação. As estratégias de longo prazo e as restrições de liquidez podem ser modeladas como ruído em torno das estratégias de execução de curto prazo.
Para saber mais sobre Market Makers, você pode conferir este interessante artigo sobre o blog da QuantInsti.
Arbitragem estatística.
Se Market Making é a estratégia que faz uso do spread bid-ask, a Statistical Arbitrage procura lucrar com o mispricing estatístico de um ou mais ativos com base no valor esperado desses ativos.
Uma maneira mais acadêmica de explicar a arbitragem estatística é espalhar o risco entre mil e milhões de negócios em um tempo de espera muito curto, esperando obter lucro com a lei de grandes números. Algoritmos de Arbitragem Estatística são baseados na hipótese de reversão média, principalmente como um par.
Pairs trading é uma das várias estratégias coletivamente referidas como Estatística Arbitrage Strategies. A estratégia de comércio em pares, os estoques que exibem co-movimentação histórica nos preços são emparelhados usando semelhanças fundamentais ou baseadas no mercado. A estratégia baseia-se na noção de que os preços relativos de um mercado estão em equilíbrio e que os desvios desse equilíbrio eventualmente serão corrigidos.
Quando um estoque supera o outro, o outperformer é vendido em curto e o outro estoque é comprado com a expectativa de que o desvio de curto prazo acabará em convergência. Isso muitas vezes protege o risco de mercado de movimentos de mercado adversos, ou seja, torna a estratégia beta neutra. No entanto, o risco total de mercado de uma posição depende do valor do capital investido em cada ação e da sensibilidade das ações a esse risco.
As Estratégias Momentum procuram lucrar com a continuação da tendência existente, aproveitando as mudanças no mercado.
"Em palavras simples, compre alto e venda mais alto e vice-versa".
E como conseguimos isso?
Nesta estratégia particular de negociação, tomaremos posições de curto prazo em ações que estão indo para cima ou para baixo até que eles apresentem sinais de reversão. É contra-intuitivo para quase todas as outras estratégias bem conhecidas. O investimento em valor geralmente é baseado em reversão de longo prazo, enquanto o investimento em impulso é baseado na diferença no tempo antes da reversão média ocorrer.
Momentum está perseguindo o desempenho, mas de forma sistemática aproveitando outros caçadores de desempenho que estão tomando decisões emocionais. Geralmente, há duas explicações dadas para qualquer estratégia que tenha provado funcionar historicamente, ou a estratégia é compensada pelo risco extra que leva ou há fatores comportamentais devido ao qual existe.
Há uma longa lista de preconceitos comportamentais e erros emocionais que os investidores exibem devido a qual impulso funciona. No entanto, isso é mais fácil de dizer do que feito, pois as tendências não duram para sempre e podem exibir reversões rápidas quando atingem o pico e chegam ao fim. O Momentum Trading tem maior grau de volatilidade do que a maioria das outras estratégias e tenta capitalizar a volatilidade do mercado. É importante o tempo de compra e venda corretamente para evitar perdas usando técnicas adequadas de gerenciamento de risco e perdas. O investimento de impulso requer um monitoramento adequado e uma diversificação apropriada para proteger contra choque grave.
Em primeiro lugar, você deve saber como detectar o impulso do preço ou as tendências. Como você já está em negociação, você sabe que as tendências podem ser detectadas por ações e ETFs constantes que continuaram por dias, semanas ou até vários meses seguidos. Por exemplo, identifique a negociação de ações dentro de 10% de suas 52 semanas de alta ou veja a variação de preço percentual nas últimas 12 ou 24 semanas. Da mesma forma que detectar uma tendência mais curta, inclua uma mudança de preço de curto prazo.
Se você se lembrar, em 2008, o setor de petróleo e energia foi continuamente classificado como um dos principais setores, mesmo quando estava em colapso. Podemos também procurar ganhos para entender os movimentos nos preços das ações. As estratégias baseadas em retornos passados ​​("estratégias de impulso de preços") ou na surpresa de lucros (conhecidas como "estratégias de impulso de ganhos") exploram a sub-reação do mercado a diferentes itens de informação. Uma estratégia de impulso de lucros pode lucrar com a sub-reação à informação relacionada aos ganhos de curto prazo. Da mesma forma, uma estratégia de impulso de preços pode se beneficiar da resposta lenta do mercado a um conjunto mais amplo de informações, incluindo rentabilidade a longo prazo.
Aprendizado de máquinas baseado.
Na negociação baseada em Aprendizado de Máquinas, os algoritmos são usados ​​para prever o alcance de movimentos de preços de curto prazo em um determinado intervalo de confiança. A vantagem do uso da Inteligência Artificial (IA) é que os humanos desenvolvem o software inicial e o próprio AI desenvolve o modelo e o melhora ao longo do tempo. Um grande número de fundos conta com modelos de computador construídos por cientistas de dados e quads, mas geralmente são estáticos, ou seja, não mudam com o mercado. Os modelos baseados em ML, por outro lado, podem analisar grandes quantidades de dados em alta velocidade e melhorar-se através dessa análise.
Uma forma de inclinação de máquina chamada "redes bayesianas" pode ser usada para prever as tendências do mercado ao utilizar algumas máquinas. Uma AI que inclui técnicas como a computação evolutiva (que é inspirada pela genética) e a aprendizagem profunda podem ser executadas em centenas ou mesmo em milhares de máquinas. Pode criar uma coleção grande e aleatória de comerciantes de ações digitais e testar seu desempenho em dados históricos. Em seguida, escolhe os melhores artistas e usa seu estilo / padrões para criar um novo comerciante evoluído. Este processo se repete várias vezes e um comerciante digital que pode operar completamente por conta própria é criado.
Este processo se repete várias vezes e um comerciante digital que pode operar completamente por conta própria é criado.
Estes foram alguns paradigmas de estratégia importantes e idéias de modelagem. Em seguida, passaremos pelo procedimento passo a passo para construir uma estratégia de negociação.
Você pode aprender esses Paradigmas com grande detalhe no Programa Executivo da QuantInsti em Negociação Algorítica (EPAT), um dos mais extensos cursos de negociação algorítmica disponíveis on-line com gravações de conferências e acesso e suporte de vida.
Construindo uma estratégia de negociação algorítmica.
Das estratégias de troca de ideias para paradigmas e idéias de modelagem, eu venho a essa seção do artigo onde eu direi como construir uma estratégia básica de negociação algorítmica.
Como você começa com a implementação de estratégias de troca de algo?
Essa é a primeira questão que deve ter vindo à sua mente, eu presumo. O objetivo é que você já começou conhecendo os conceitos básicos e paradigmas das estratégias de negociação algorítmica ao ler este artigo. Agora, que o nosso motor de trator tenha o motor ligado, é hora de pressionar o acelerador.
E como exatamente isso é feito?
Vou explicar como uma estratégia de negociação algorítmica é construída, passo a passo. A descrição concisa lhe dará uma idéia sobre todo o processo.
O primeiro passo é decidir o paradigma da estratégia. Pode ser uma estratégia baseada no Arq. Baseada em Arbitragem, Alfa, Hedge ou Execução. Para esta instância particular, vou escolher o comércio de pares, que é uma estratégia de arbitragem estatística que é neutra no mercado (Beta neutro) e gera alfa, ou seja, faz dinheiro independentemente do movimento do mercado.
Você pode decidir sobre os valores reais que deseja negociar com base na visão do mercado ou através de correlação visual (no caso de estratégia de negociação de par). Estabeleça se a estratégia é estatisticamente significativa para os títulos selecionados. Por exemplo, no caso de troca de pares, verifique se há co-integração dos pares selecionados.
Agora, codifique a lógica com base na qual você deseja gerar sinais de compra / venda em sua estratégia. Para verificação de troca de pares para "reversão média"; calcule o z-score para a propagação do par e gere sinais de compra / venda quando você espera que ele retorne a significar. Decida sobre as condições de "Stop Loss" e "Taking Prat".
Stop Loss & # 8211; Um pedido de stop-loss limita a perda de um investidor em uma posição em uma garantia. Ele dispara uma ordem para diminuir a posição longa ou curta existente para evitar novas perdas e ajuda a tirar a emoção das decisões comerciais. Take Profit & # 8211; As ordens de lucro obtidas são usadas para fechar automaticamente as posições existentes, a fim de bloquear os lucros quando há um movimento em uma direção favorável. Estratégia de cotação ou batendo.
É muito importante decidir se a estratégia será "citando" ou "bater". A estratégia de execução em grande medida determina o quão agressiva ou passiva sua estratégia será.
Citando & # 8211; Na negociação em partes, você cita para uma segurança e, dependendo se essa posição for preenchida ou não, você envia o pedido para a outra. Nesse caso, a probabilidade de obter um preenchimento é menor, mas você salva o pedido de oferta de um lado. Hitting - Neste caso, você envia ordens de mercado simultâneas para ambos os títulos. A probabilidade de obter um preenchimento é maior, mas ao mesmo tempo a derrapagem é mais e você paga lance-perguntar em ambos os lados.
A escolha entre a probabilidade de preenchimento e a execução otimizada em termos de deslizamento e executivo temporizado é o que isto é se eu tiver que colocar assim. Se você optar por citar, então você precisa decidir o que está citando, é assim que funciona a negociação par. Se você decidir cotizar para a segurança menos líquida, o deslizamento será menor, mas os volumes de negociação diminuirão os títulos líquidos, por outro lado, aumentará o risco de queda, mas os volumes de negociação serão elevados.
O uso de estatísticas para verificar a causalidade é outra maneira de chegar a uma decisão, ou seja, mudança em que a segurança causa mudanças no outro e qual conduz. O teste de causalidade determinará o par de "lead-lag"; citar para liderar e cobrir a segurança atrasada.
Como você decide se a estratégia que você escolheu foi boa ou ruim?
Como você julga sua hipótese?
É aqui que o teste de volta da estratégia vem como uma ferramenta essencial para estimar o desempenho da hipótese projetada com base em dados históricos. Uma estratégia pode ser considerada boa se os resultados do backtest e as estatísticas de desempenho respaldarem a hipótese.
Portanto, é importante escolher dados históricos com um número suficiente de pontos de dados. Isto é para criar um número suficiente de trades de amostra (pelo menos mais de 100 trades) cobrindo vários cenários de mercado (bullish, bearish etc). Certifique-se de que você também preveja custos de corretagem e deslizamento. Isso irá obter resultados mais realistas, mas você ainda pode ter que fazer algumas aproximações durante o teste. Por exemplo, enquanto as estratégias de cotação são difíceis de descobrir quando você recebe um preenchimento. Assim, a prática comum é assumir que as posições são preenchidas com o último preço negociado.
Para que tipo de ferramentas você deveria procurar, enquanto faz um teste?
Uma vez que o backtesting para estratégias de negociação algorítmica envolve uma enorme quantidade de dados, especialmente se você estiver usando os dados tick by tick. Então, você deve procurar ferramentas que possam lidar com essa enorme carga de dados.
R ou MATLAB?
R é excelente para lidar com enormes quantidades de dados e também possui um alto poder de computação. Assim, tornando-se uma das melhores ferramentas para backtesting. Além disso, R é de código aberto e livre de custos. Podemos usar o MATLAB também, mas vem com um custo de licenciamento.
Tudo bem, acabei de tirar a famosa citação de Ben Parker do filme Spiderman (não o Amazing). Mas confie em mim, é 100% verdadeiro. Não importa o quão confiante que você pareça com a sua estratégia ou com o sucesso que pode acontecer anteriormente, você deve ir para baixo e avaliar cada detalhe em detalhes. Existem vários parâmetros que você precisaria monitorar ao analisar o desempenho e o risco de uma estratégia. Algumas métricas / relações importantes são mencionadas abaixo:
Retorno total (CAGR) - Taxa de crescimento anual composta (CAGR). É a taxa de crescimento anual média de um investimento durante um período de tempo específico superior a um ano. Relação Ratio - Ordem para o comércio. Lucro médio por comércio - Lucro total dividido pelo número total de negócios Perda média por troca - Perda total dividida pelo número total de negociações Drawdown máximo & # 8211; Perda máxima em qualquer comércio Volatilidade dos Retornos - Desvio padrão dos "retornos" Sharpe Ratio - Retornos ajustados ao risco, ou seja, rendimentos em excesso (taxa de risco livre) por unidade de volatilidade ou risco total.
Todo o processo de estratégias de negociação algorítmica não termina aqui. O que forneci neste artigo é apenas o pé de um Everest infinito. Para conquistar isso, você deve estar equipado com o conhecimento certo e orientado pelo guia certo. É lá que entra a QuantInsti, para guiá-lo através desta jornada. QuantInsti irá ajudá-lo a conquistar o Everest no final. Se você quiser saber mais sobre estratégias de negociação algorítmica, então você pode clicar aqui.

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